Catedral de Maringá: Natal de Luz
São oito quilômetros de mangueiras luminosas e cordões de lâmpadas formando a mais majestosa árvore natalina do Paraná. A Catedral de Maringá é exuberante por si só, mas no Natal consegue superar qualquer expectativa. Engenheiros, técnicos e eletricistas da Copel – a companhia de energia elétrica do estado – utilizaram técnicas de escalada e rapel para iluminar o 10º monumento mais alto do mundo.
Foram necessários quase 15 dias para ficar tudo pronto. A iluminação da catedral faz parte do programa Natal de Luz, uma iniciativa coordenada em todo o país pela Eletrobrás. O objetivo do programa é dar um tratamento especial às edificações de importância histórica, cultural ou arquitetônica.
Aproveite a visita para conhecer o interior da basílica. Com capacidade para até quatro mil pessoas, a Catedral de Maringá abriga obras do artista plástico Zanzal Mattar. Portais, via-sacra e murais levam o estilo inconfundível de Zanzal, que também é autor da imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Glória – com 10 metros de altura, uma das maiores pinturas no interior de um templo.
Fotos: Raul Mattar
oi sílvia! incrível!!! lindas imagens! bjs, querida!
Que obras lindas! Adorei! O Paraná tem muita coisa para oferecer ao visitante.
Beijos
Que linda, Maringà! Vc sempre com òtimas dicas paranaenses para eu fazer bonito com o namorado italiano! Valeu!
Bjs
Ficaram lindas as fotos! Estão de parabéns. O ano passado colocaram luzes verdes, mas elas eram muito fracas, ficou lindo mas não deu o efeito esperado, mas assim está maravilhosa!
Beijos
Cacá
Estivemos em Maringá há uns dois anos. Visitamos a Catedral. Gostamos muito da cidade. A igreja é muito alta mesmo e os trabalhos internos são bem bacanas! vale a visita sem dúvida!
Concordo com o Muricando, a Catedral é linda mesmo e aquela pitntura da Santa no cone, nem imagino como foi feita. Da parabéns pro Raul pelas fotos.
Bjs,
Marcia Cristina
Claudia! A catedral é deslumbrante, são várias fotos lindas! Bjs!
Pati! As obras da basílicas podem ser consideradas uma das mais lindas do mundo! Bjs!
Luisa! Pelo jeito o namoradão vai acabar querendo ficar por aqui! hohohoho. Bjs!
Cacá! Todo ano é um show… e eu nunca me canso de visitar esse monumento que é NOSSO! Bjs!
Murica: o que mais você conheceu por lá??? É que o Zanzal, artista das obras da catedral tem trabalhos espalhados pela cidade inteira! Bjs!
Marcia! O artista Zanzal usou andaimes altíssimos para fazer a obra! (Já dei o recado pro Raul!) Bjs!
Maringááááá… Maringáááá…ai adoro Maringá! Muitas vezes saio de Londrina, só pra ir passear por lá… aliás, eu adoro passear…hehehe.. E ainda, sou daquelas tipinhas que uma simples caminhada no Parque dos Ingás, já é passeiãooo!! hehehe
Família de artista heimmm Silvinha!! q legalll… Parabéns.
Bjs
Nair
falamos antes das festividades, né??
Nair!!! Mas um passeio pelo Parque do Ingá pode salvar as férias de muita gente, porque é mesmo uma delíííícia! É é isso mesmo.. a arte, o visual e o estético está no sangue dos Mattar! 🙂
P.D. Vou passar as fiestas navideñas em Londrina. Será que você vai conhecer a Mariana ou estará em São Paulo?
Hum, eu confiro diariamente essa beleza.
Como na ponte Rio/São Paulo eu vivo aqui entre Cia (Capital do Vestuário) e Maringá. Me enriqueço das duas cidades lindas e tão cheias de mistérios. Vivo assim sem dona e sem doma. Sem rumo, mas sempre com o unico desejo de descobrir e conhecer maravilhas, assim como essa. Conhecimento nunca é demais, né. Aqui um ar de interior, calmaria, rostos desfigurados nas ruas e sorissos que se eternizam. Já Maringá presença real de grandeza e de desenvolvimento. Sem falar na maravilhosa natureza, o Parque do Ingá.
Catedral de Maringá, cartão postal da cidade e monumento histórico do Paraná. Aos que ainda não conhecem vale a pena conferir!
Besos
Erica Biazotto
Uia, Erica! Que texto lindo! Assim fico até com vergonha do meu textim chinfrim! Saudades de você, SUMIDA! Apareça mais vezes! beijos!
Uia, que susto, nem sabia que minha cidade estava sim… logo vou pra lá ver isso de perto, hahaha. beijos