Catavento Cultural: mude sua concepção de museu
Museus costumam ser ponto alto nas minhas viagens. Mas ando cansada de mais do mesmo. Quem já fez algumas viagens para a Europa como nós talvez saiba o que isso signifique. O trio Picasso-Monet-Rembrandt, encontrado em to-dos os museus do mundo, terá sempre seu valor. Mas museus de arte, para uma tremenda ignorante no tema como eu, começam a ficar repetitivos com o passar dos anos. Por isso que eu até simpatizo com a arte contemporânea. Ela é tão sem pé nem cabeça que me faz, no mínimo, pensar!
Já os museus de história – os meus preferidos – pareciam uma fonte inesgotável de prazer para mim. Só que depois de algumas visitas ao Louvre (que traz uma seção arqueológica inteira sobre Egito e Grécia), o British Museum (em Londres) e até o atrapalhado Museu do Cairo (no Egito), estou muito impaciente com caquinhos de cerâmica descobertos ao lado de fósseis indígenas.
Somado a tudo isso agora tenho uma filha de três anos. E quanto mais curioso, interativo e lúdico o museu, mais bem-sucedida será nossa visita. Foi assim no Museu Catavento Cultural, que conhecemos na nossa última viagem a São Paulo, no ano passado. O local oferece uma das mais interessantes propostas sócio-educativas da América Latina para crianças e adultos. O complexo é dividido em quatro grandes áreas do saber: Universo, Vida, Sociedade e Engenho.
Em todas as seções é possível interagir com o conhecimento. Aprende-se sobre o sistema solar, formação de galáxias e cavernas. Até um meteorito – que caiu há 6 mil anos na Terra – está em exposição para você tocar e sentir textura e formato.
A sala do Engenho foi onde o Raul mais se divertiu: são várias atrações que explicam teorias sobre o som, luz, ótica, magnetismo e até como são produzidas algumas forças invisíveis da natureza. Uma bola eletromagnética é famosa por deixar os cabelos em pé de quem põe as mãos nelas. Sou tão energética que meus cabelos quase não saíram do lugar. Rá rá!
A bolha de sabão gigante é divertidíssima. A ala que fala sobre a Vida foi mais interessante para a Mariana. É o setor dos peixinhos, da borboletinha, dos bichinhos em geral! Existe uma área dedicada à Nanotecnologia e até um roteiro interativo sobre prevenção da gravidez na adolescência – para maiores de 13 anos!
O prédio onde está o museu é um lindo capítulo à parte. A inauguração foi em 1924. Levou 13 anos para ficar pronto. Já foi delegacia, claustro e até sede da Prefeitura de São Paulo. Sua visita já começa do lado de fora, cheio de placas informativas e com o reconhecimento técnico de uma Maria Fumaça e de um avião modelo DC3, largamente usado na 2ª Guerra Mundial. Percebeu? Com ou sem filhos o Catavento Cultural não pode mais ficar fora do seu roteiro paulista. Depois você vai até poder dizer que virou fã de museu! 🙂
SERVIÇO
Catavento Cultural
Local: Palácio das Indústrias | Parque Dom Pedro II (A estação de metrô mais perto é a Dom Pedro II (linha vermelha) que fica a uns 10 minutos de caminhada do museu. Do Mercado Municipal são dois quarteirões.)
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h – entrada até às 16h.
Ingresso: R$ 6. Aposentados, idosos e crianças de 4 a12 anos pagam meia.
Estrutura: tem lanchonete e estacionamento – pago à parte.
Posts relacionados
Buenos Aires com crianças: o museu onde é proibido NÃO tocar
Cinco atrações grátis e estreladas em São Paulo
Leia também
Compras em São Paulo: pechinchas e lojinhas legais
——————————–
Veja aqui tudo o que a gente já falou sobre São Paulo
Fotos: Raul Mattar e Sílvia Oliveira
Esse lugar parece legal demais! Deu vontade de conhecer esses brinquedos interativos! =)
Legal é pouco,esse lugar é excelente,crianças e adultos viajam no tempo e tem acesso a uma rica cultura e material de pesquisa,neste museu ,você sente,toca e vive a experiência………..
Que divertido! 😀
Sílvia!
Acredita que eu ainda não fui lá? Pois é, um crime! Mas é tanta coisa para se fazer em SP que nunca dá tempo de fazer tudo; nem quando se mora nela!
Estou tentando aos poucos fazer passeios bacanas para colocar no blog e esse está na lista!
Beijo!
Demais! Mas sempre ouvi que era para crianças a partir de 7 anos, que não tinha graça para os menores.
Inclusive, cheguei a ligar para lá e foi o que me informaram… Fica pra próxma!
Santiago tb tem um maravilhoso nesta linha, que minha filha ama: Museo Interactivo Mirador.
Aqui o post ( tem as bolhas de sabão gigantes tb)
http://www.chileparacriancas.blogspot.com/2011/10/santiago-um-museu-onde-regra-e-mexer-em.html
O bacana destes lugares é que os adultos voltam a ser crianças e se diverem tb.
Cinthia
@chilecriancas
Eles dizem (inclusive está no site) que é “recomendado” para crianças acima de 7 anos. Mas eles têm até uma brinquedoteca (com monitor e tudo!) para os pequenos! E são tantas atrações interativas que até uma criança de 2 anos ia gostar! A Mariana adorou e fala até hoje desse passeio! Acho que a recomendação se baseia em que crianças a partir de 7 anos poderão entender os experimentos! 🙂
Muito interessante para ir quando for conhecer sampa, e adorei a camiseta do blog, super!
bjo, vera
Céus, eu nunca nem tinha ouvido falar! Preciso reparar logo esse erro! 🙂
Nooossa, fiquei semana passada todinha em SP e nem soube de algo desses! Ah, quero ir, já está programado na minha listinha!
Lembro que essa tal esfero eletromagnética eu achava uma coisa tão bacana e surreal na minha época de criança e feiras de ciências!!! Vai ser gostoso visitar!
Ah, tinha visto o seu novo layout mas ainda não tinha “navegado” nele mais seriamente! Adorei, ficou clean, organizado, bem bacana! Parabéns, valeu o sacrifício e o frio na barriga que dá nessas horas de migração!
Não conhecia este museu. Os museus de Ciência para mim são dos mais divertidos. Por muito que goste dos outros só em museus deste tipo é que consigo passar um dia inteiro sem ficar aborrecido.
Olá, Sílvia!
Que ótima dica!
Há tempos estou querendo visitar o Mercado, mas queria incluir algum outro passeio mais voltado para as crianças – acho que vou fazer esses dois num dia só…
Abraço!
juliana
Dá para incluir os dois num dia só, tranquilo! 🙂
Eu fui com meu marido e enteado no museu seguindo sua dica, gostamos bastante. O predio é lindo mesmo, adorei a maria fumaça no pátio.
A única coisa ruim é que fomos de metrô, e da estação Pedro II até o museu ( que é bem perto) tem muita sujeira e morador de rua, na volta um deles nos abordou querendo dinheiro e levamos um susto, pois o caminho também não é muito movimentado. Então só não recomendo ir desse jeito.
Parabéns pelo blog! Eu adoro.
beijos
Oi, Eve! Que bom que gostou! Eu fui ao Catavento a pé, vindo do Mercado Municipal. E na volta fomos caminhando até a estação Pedro II. De fato, era um trecho meio vazio, não me lembro de ver morador de rua. Mas é sempre bom ficar atento! Ainda bem que não houve maiores problemas! Beijos e obrigada pela visita! 🙂
Gostei muito do Museu de Catavento! É um museu interessante.
Estou louca pra conhecer, vou levar minhas filhas que estão em férias de escola, vai ser ótimo pra dividir com os amigos a experiência. Párabens pelos comentários, quero dizer o quanto isso é importante para quem não conhece e precisa de um pouco de informação, me ajudou muito! Beijos.
Obrigada, Graziela! 🙂
Morando em São Paulo toda avida nunca tinha ido no Catavento acredita? rss. Mesmo sem filhos eu e o maridão fomos conhecer e adoramos parece que a gente volta a ser criança com aquela curiosidade intensa de querer ver tudo, como fui já pro meio da tarde não deu pra conhecer de tudo pois não saímos sa sessão engenho… mas ainda vamos voltar!! Valeu Sílvia pela dica maravilhosa!
Que legal, Deisy! 🙂
Gostei muito do museu
Meu niver ta chegando e qro mto ir alguém sabe qual estação é o mais próximo de la?
Dom Pedro II
Eu amei o catavento!!!!!!=)
Moro em SP e nunca fui lá, estava procurando algo para fazer nesse feriado e a sugestão de vocês caiu como uma luva!!