Arautos do Evangelho: a impressionante basílica neogótica em Cotia
Ao voltar de uma peregrinação a Aparecida na semana passada dormimos uma noite na região de Embu das Artes (veja o post da cidade aqui), conhecida mundialmente pelas galerias e feira de artesanato.
Percorremos o fofo casario histórico e suas lojinhas coloridas, mas foi nos arredores da cidade que tivemos a experiência estética mais deslumbrante da viagem.
A 10 quilômetros do centro de Embu das Artes, já no município de Cotia, fica a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, também chamada de Igreja dos Arautos do Evangelho.
O Arautos do Evangelho é uma associação religiosa católica com características bem curiosas, principalmente nas vestimentas. O rito das missas — apostólico romano — é o mesmo ao qual os fiéis estão acostumados no Brasil.
O código de conduta também é baseado na obediência, pobreza e castidade a exemplo da muitas ordens religiosas cristãs católicas. Mas só pela roupa que usam, de longe você identifica um arauto.
Toda a simbologia da ordem faz referências aos cavaleiros medievais. Usam botas de cano longo e um hábito ocre ou marrom com uma enorme cruz inspirada na Cruz de Santiago de Compostela bordada na frente.
Os movimentos e genuflexão dentro da igreja são rígidos e concentrados, lembram os de um combatente militar. Na cintura, um enorme rosário para mostrar que são consagrados a Maria. Veja aqui os significados das vestimentas e dos acessórios dos arautos.
Nós não sabíamos o que íamos encontrar. Eu havia visto uma pequena foto do interior da basílica no site de turismo de Embu das Artes.
Parecia bonita, mas não dava a dimensão da coisa. Só decidimos visitá-la porque começou a chover muito e tínhamos que procurar uma atividade interna.
Ao chegar à Igreja dos Arautos já ficamos impactados com a parte externa. Parecia um castelo. Mas nada, NADA poderia ter me preparado para aquela visão do éden que viria em seguida.
Construída em estilo neogótico, o templo é esplendoroso. Uma manifestação de beleza que eu não me lembro de ter visto em outro lugar do mundo. Volte para a primeira a foto e entenda melhor! 🙂
Na hora não identificamos, mas tivemos — durante e depois da visita — a Síndrome de Stendhal, uma demência passageira que provoca taquicardia, vertigens e falta de ar, sempre quando a pessoa se expõe em demasia a obras de artes majestosas e perfeitas. 😀
Sério, eu já falei sobre isso aqui. É comum acontecer em Florença, na Itália, onde o quadro foi identificado pela primeira vez.
É certo que na Igreja dos Arautos você não vai encontrar obras de Michelangelo, Caravaggio ou Botticelli. A proposta é outra.
Muitas cores milimetricamente coordenadas com grandes ogivas, rosáceas e vitrais, características contundentes da arte gótica. E, im-pres-sio-nan-te, tudo feito pelos próprios arautos.
Se as fotos já assombram, pessoalmente você fica atordoado. “Nosso carisma é evangelizar pela perfeição e beleza”, diz Renan, o simpático arauto que nos guiou e deu todas as informações durante nossa visita.
Em tempo: há diversos detalhes que não mostro aqui. Conhecemos o sacristia, a capela do santíssimo e as imagens restauradas do lugar.
Existe algo que deixa a basílica ainda mais espetacular: as missas com canto gregoriano aos finais de semana. Veja como visitar a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a Igreja dos Arautos:
– A basílica fica na Estrada do Capuava, 3040 – Bosque Capuava/Embu das Artes (antiga Rua dos Agrimensores, 183, Cotia-SP). Chegamos fácil lá com o GPS. No momento, Basílica está temporariamente fechada para visitas devido à conclusão da parte externa da mesma, mas as missas continuam abertas ao público. Você pode chegar uma hora antes da liturgia para conhecer.
– As celebrações com canto gregoriano acontecem aos sábados, às 17h, e aos domingos, às 8h, 10h, 17h e 19h. De segunda a sexta, a liturgia acontece às 19h30 e contém pelo menos um canto gregoriano. (Informações atualizadas em agosto de 2019. Confirme antes de ir.)
– A Igreja dos Arautos do Evangelho de Cotia fica a 35 quilômetros de São Paulo e a 8 quilômetros (15 minutos) do centro de Embu das Artes. Há outra basílica dos arautos que fica na Serra da Cantareira, na cidade de Caieiras, a 40 quilômetros da capital. Pelas fotos é tão magnífica quanto esta.
Dica da Matraca | Na mesma rua da basílica está o Templo Budista Tibetando Odsal Ling. O templo tem arquitetura típica oriental e oferece retiros, ensinamentos e cerimônias. Abre para visitação aos fins de semana e feriados, das 11h às 16h (menos quando há retiros, ligue antes para confirmar.) Tel. (11) 4703-4099.
ACOMPANHE NOSSAS DICAS EM TEMPO REAL
FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE | PINTEREST
Posts relacionados
Embu das Artes: o que fazer no maior polo artístico de São Paulo
Santuário Nacional de Aparecida: guia completo para visitar o maior complexo mariano do mundo
Lavandário de Cunha: como visitar os campos de lavanda no interior de São Paulo
E ainda
Cinco atrações grátis e estreladas em São Paulo
O bairro da Liberdade em São Paulo
Compras em São Paulo: pechinchas e lojinhas legais
Rua Oscar Freire: muquiranas também têm vez na rua mais luxuosa do Brasil
Fotos: Raul Mattar | Todos os direitos reservados ao Matraqueando®. Veja mais no meu Instagram @matraqueando
Os arautos fazem um trabalho muito bom de evangelização. Igrejas assim nos enchem de reverência e piedade a Deus. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém! 😉
Lindissima, obrigada pela dica. Moro em São Paulo e nunca ouvi falar! 😀
Não só você, meio mundo nunca havia ouvido falar! Eu, inclusive! =D
É maravilhosa, impressionante mesmo!! Dá muita vontade de ir conhecer!!
Moro perto (Osasco) e nunca tinha ouvido falar. Obrigada.
Na região tem também outro templo budista, o Templo Zu Lai, com cerimônias, visitas, cursos, palestras etc. Fica na Estrada Fernando Nobre 1461, altura do km. 28,5 da Raposo Tavares, sentido interior.
Oi, Ediléia! O templo Zu Lai é o mais conhecido da região mesmo. Por isso até comentei deste que fica na mesma rua da igreja dos Arautos, porque ninguém conhece. Todo mundo só vai ao Zu Lai! 🙂
Oi Silvia! Vim contar que fui conhecer a igreja e assisti a uma missa. A igreja é maravilhosa e a missa foi linda! Obrigada!
Jura! Que legal! Vamos voltar em julho! Bjs!
Em Parelheiros há dois templos chineses maravilhosos também. Bem mais antigos que o Zu Lai em Cotia. Vale a pena conhecê-los. Taiwaneses o frequentam.
o endereco esta correto da igreja? essa nao fica em caieiras?
Essa é a de Cotia!
Uma palavra: boquiaberta!
Até hoje a gente tá de queixo caído!
Eu quase tive a Síndrome de Stendhal só de acompanhar as fotos de vocês no instagram! Que coisa linda! E aparentemente tão pouco conhecida, né? Fiquei assim boquiaberta e sem reação na Sinagoga Espanhola de Praga.
Também fiquei bem impressionada com a Sinagoga Espanhola. Mas essa igreja dos arautos me impactou muito mais! Bjs!
Maravilhoso o interior da igreja. Acredito que o interior da igreja Nossa Senhora da Lapa, na Lapa em SP, também tem este tipo de pintura interna. Mas, esta é bem mais deslumbrante. Iremos conhecer primeiramente a Basílica que fica na Serra da Cantareira amanhã.
Seguindo a dica deste site, resolvi ir lá conhecer. Sem dúvida uma coisa magnífica, o lugar é de uma paz total e revigorante. Assisti a uma missa (que estava lotada, com gente para fora), e o padre fez um sermão maravilhoso, muito didático e fácil de entender. Voltarei mais vezes com certeza!
Que bacana! 🙂
Impressionante!!!
As fotos estão muito boas! Você mesma tirou?
E se elas não dão idéia do que é…vou neste fim de semana conhecer. Já ouvi falar muito bem dos Arautos.
Olá, Marcelo! As fotos foram tiradas pelo meu marido, Raul Mattar. A maioria com o celular mesmo! 😉
Excelentes fotos, ótima postagem, mas de fato… não dão ideia do que é na realidade. As maquinas e os fotógrafos são bons, mas não há o que registre a sensação presencial.
Olá Silvia.
Que bacana!
Onde você se hospedou em Embu?
Abraço
Olá, Jaqueline! No Ibis Osasco, que fica a 20 minutos de Embu. Abs!
BOM DIA A TODOS DO ARAUTOS ACHEI MUITO LINDA ESSA BASILICA EU AINDA NÃO TINHA CONHECIDA MAIS IREI CONHECELA E TB PARTICIPAR DA STA MISSA ATÉ PQ EU MORO PRÓXIMO A COTIA.LINDA DE MAIS
freqüento o arautos do evangelho em caieiras, a cada 15 dias. local maravilhoso, muita paz, muita emoção com o santíssimo, turibulo com seu incensário,omilia muito bem explicada, disciplina dos que ajudam na missa,canticos gregorianos que enobrecem nosso espirito, se chora em muitos momentos, vale a pena conhecer e acompanhar as missas. vou conhecer a de cotia e já vi pelas fotos, que também é grandiosa.divulguem.
Boa noite, gostei muito de conhecer a igreja Arautos do Evangelho, qual o horário do presépio por favor?
Quero voltar mais vezes pra assistir a missa muito lindo o canto gregoriano nunca tinha visto algo tão espiritual Deus seja louvado para sempre e sempre.
Aguardo resposta obrigada.
Não saberia informar, Paulo! Tente entrar em contato diretamente com os Arautos! 🙂
Estive hoje, 16/12/2018, 14:00 horas, no local do templo, fui informado por um segurança no portão de entrada que não é mais permitida visitação do público, não fui autorizado a entrar. O segurança informou que há cerca de um ano não há mais visitação. Voltei para casa frustrado, mas, o que posso fazer?
Puxa, que pena! O jeito é conhecer o templo durante as missas, todas abertas ao público! De qualquer maneira, obrigada por avisar!
Gostaria do endereço mais próximo de Embu das artes
Olá, Marli! Endereço do que você precisa? Se for da igreja dos Arautos, a direção está no texto. Um abraço! 🙂
Estive aí há uns 3 meses e achei indescritível. Belíssima.Sente-se apresença de DEUS.Inclusive assinei a revista.
Que o Cristo e a Virgem Maria sempre estejam c/vcs.
Estive aí há uns 5 meses e achei simplesmente indescritível.Sente-se a PAZ e a presença do Senhor.
Que o Cristo e a Virgem Maria, sempre estejam c/vcs.
A propósito Assinei até a REVISTA
Estou eu procurando as atrações de Embu das Artes, onde irei agora no fim de janeiro, em viagem de férias em família, e eis que me deparo com este post. Acabei de decidir por uma pernoite, para aproveitar melhor a cidade, o entorno e um pouco da noite. Parabéns pelos dois ótimos posts dobre a cidade de Embu das Artes e Arautos do Evangelho.
Ah, que legal, Veronica! Acho que vale muito um pernoite, sim! Um abraço e boa viagem! 🙂