Antonina e Morretes: cidades históricas do Paraná em estado de calamidade pública por causa das chuvas
Talvez você não tenha dado muito importância a esta notícia. De fato, durante este verão vimos o sudeste brasileiro ser assolado por chuvas seguidas de inundações – e muitas mortes. Há poucos dias, o terremoto do Japão abalou o mundo tamanha a força do sismo que, como se sabe, já deixou milhares de mortos, feridos e desaparecidos. E outros estados brasileiros como Minas e Espírito Santo passam por terríveis alagamentos.
Mas bem aqui do nosso lado, a pouco mais de uma hora de Curitiba, o cenário de destruição assusta. As chuvas dos últimos dias provocaram enchentes e desmoronamentos nas principais cidades do litoral do estado como Antonina e Morretes, afetando também os municípios de Guaratuba e Paranaguá. Quatro pessoas morreram.
Áreas inteiras viraram destroços. Casas históricas vieram abaixo, ruazinhas de paralelepípedos estão cobertas de lama. São quase cinco mil desabrigados precisando da sua ajuda. Gente que perdeu tudo o que tinha… ou o pouco que tinha. A situação, inédita de certa forma naquela região, obrigou o governo do Paraná a decretar estado de calamidade pública.
Se puder, faça uma doação, ajude a reconstruir uma das paisagens mais bonitas do nosso Paraná. Não pense que todo mundo já está ajudando e você não precisa fazer nada. Doe, não precisa ser muito, um pacote de macarrão que seja. Isso é nada para nós e absolutamente tudo para eles.
O que doar: alimentos não perecíveis, cobertores, colchonetes, roupas e, principalmente, galões de água mineral.
Onde você pode deixar sua doação: Supermercados Condor, Big, Mercadorama, postos do Provopar, Corpo de Bombeiros e na Fundação da Ação Social que fica na Rua Eduardo Sprada, 4520 – Campo Comprido, em Curitiba. O barracão da Defesa Civil (Rua Sergipe, 1712 – Curitiba) está recebendo doações de colchões. Mais informações sobre como ajudar: 41 3350.2607.
Foto: Morretes do jeito que a gente quer ver de novo! (Raul Mattar)
Que tristeza !!! Estive aì na semana passada e fiquei apaixonada por Antonina. Tomara que a cidade se recupere. logo e que todos possam aproveitar de suas belezas
Silvia eu estou em Florianópolis e tinha até a intenção de passar por Morretes de tanta propaganda que vc já fez, e fiquei bem chateada depois que vi o que aconteceu a cidade na tv. Uma pena mesmo …