A moda das Havaianas na Europa

Publicado por: Silvia Oliveira Sem categoria


Elas não têm cheiro, não deformam e não soltam as tiras. Mas apesar do apelo significativo do slogan, até pouco tempo era um calçado de gente desfavorecida. De uns anos para cá viraram febre entre os antenados da moda mundial. Na Europa o par custa, em média, 30 euros.

Lançadas pela Alpargatas na década de 60, as sandálias havaianas eram “a mais simples resposta à necessidade de proteger os pés” – na definição da própria fabricante. A partir dos anos 90 ganharam cores e estilistas famosos. Os playeros brasileños, levados na bagagem de 9 entre 10 celebridades, não demoraram muito para se transformar num ícone cult.

Detalhe: se tiver a bandeirinha do Brasil pode valer muito mais. Essas da foto foram encontradas numa barraquinha de camelô, em Veneza. Produto alternativo, por honestos 8 euros, algo como R$ 24,00. Ainda assim mais caras que muitos dos exemplares vendidos aqui. O fato é que, com a popularização made in china, as havaianas continuam sendo para todo mundo. Só resta saber se estas não têm cheiro, não deformam e não soltam as tiras.

Foto: Raul Mattar