7 atrativos gratuitos imperdíveis em Santiago do Chile
A capital chilena nem de longe está entre as mais baratas da América do Sul. Nada aqui é padrão mão de vaca. Mas Santiago tem muitos atrativos totalmente gratuitos que ajudam a diminuir – e muito – o custo dos passeios.
Meus 7 atrativos grátis preferidos em Santiago
1. PALÁCIO LA MONEDA
O Palácio La Moneda, para mim, é a principal atração turística (do ponto de vista histórico) do Chile. Foi cenário para o golpe militar liderado por Augusto Pinochet, em 1973. Depois de um discurso antológico, Salvador Allende (o então presidente, humilhado e constrangido sob bombardeio) se suicidou.
Atualmente é o palácio do governo e residência do presidente. Declarado Monumento Nacional na década de 50, o Palacio La Moneda é a principal obra neoclássica do Chile. O local oferece ainda uma visita guiada grátis. Mas é necessário agendar com antecedência no site www.visitasguiadas.presidencia.cl. Metrô La Moneda (linha 1).
2. TROCA DE GUARDA DO PALACIO LA MONEDA
Já a Troca de Guarda do Palacio La Moneda é o evento mais tradicional do país. A apresentação acontece na Plaza de la Constitución, em frente ao palácio e dura em torno de 40 minutos. Sempre às 10h durante a semana e às 11h aos finais de semana e feriados, em dias alternados (ou seja, acontece dia sim, dia não). Metrô La Moneda (linha 1).
3. FEIRA PERSA BIOBÍO
A Feira Persa Biobío não é conhecida como um atrativo turístico. Trata-se do maior mercado de pulgas de Santiago. Oferece toda a sorte de objetos antigos, decoração, vestuário, louças, incluindo alguns badulaques. Ainda que seja um lugar de compras você não precisa gastar.
O local lembra um inusitado museu de antiguidades a céu aberto. Funciona sábados, domingos e feriados, 10h às 16h. Algumas lojas abrem e fecham mais tarde. Rua Biobío, 793. Metrô BioBio (linha 6). www.persa-biobio.com
O Barato de Santiago | O guia de viagem definitivo e completo para você conhecer Santiago e arredores gastando beeeem menos, com conforto e sem perder a dignidade. Edição revista e ampliada! São mais de 110 páginas com roteiros inovadores e dicas de economia inteligente. Inclui Valparaíso, Viña del Mar e bate e volta a vinícolas e estações de esqui. E-book totalmente interativo, navegue pelo Google Maps! Pegue o seu aqui agora mesmo!
4. PUEBLITO LOS DOMINICOS
É uma reprodução de um pequeno vilarejo chileno no elegante bairro Las Condes. Abriga mais de 150 lojas distribuídas por ruazinhas de chão batido em meio a plantas, córregos e um viveiro de aves.
Los Domincos era um antigo povoado que foi transformado em centro de exibição e comercialização de arte e artesanato. São produtos em couro, lã, madeira, cerâmica, cobre, lápis-lazúli, tecidos, entre outros materiais.
O local é excelente para trazer artesanato autêntico e original do Chile. Na maioria das lojas você vai encontrar os próprios artistas e artesãos trabalhando e vendendo seus produtos. Tem praça de alimentação com restaurantes de comida típica.
Há venda de pedras preciosas como o lápis-lazúli. É desconhecido da maioria dos turistas e um dos melhores lugares para compras de artigos genuinamente chilenos. Mas você pode ir só pelo inusitado do lugar! 🙂
O Centro Artesanal Los Dominicos é considerado a maior feira de artesanato de Santiago. Funciona de terça a domingo, 11h às 20h. Rua Apoquino, 9085. www.plosdominicos.cl Metrô Los Dominicos (linha 1).
5. TEMPLO BAHÁ’Í DE SANTIAGO
Inaugurado recentemente, o templo religioso da fé Bahá’í (uma religião independente nascida na antiga Pérsia com leis e escrituras sagradas próprias) já se tornou um ícone arquitetônico da capital chilena. Localizado no alto de um morro, o lugar oferece uma bela vista e um dos mais bonitos entardeceres da cidade.
Rodeado pela natureza e pela Cordilheira dos Andes, o templo é um centro de oração aberto à visitação cercado por extensos jardins nativos. A construção foi projetada pelo premiado arquiteto canadense Siamak Hariri. Tem formato de uma flor com nove pétalas, cada uma com uma porta de acesso em diferentes direções do planeta.
A ideia é dar as boas-vindas a todas as nações e a diferentes povos no mundo. O templo fica bem afastado do centro da cidade (16 km). O transporte público (ônibus) só chega até à portaria do local. A partir daí é necessário andar quase dois quilômetros para chegar até o templo propriamente dito.
A melhor opção é utilizar o Uber, a corrida a partir do centro fica em torno de $ 8 mil pesos. Visitas de terça a domingo, 9h às 19h. Fecha às segundas e nos feriados nacionais. Diagonal Las Torres, 2000 – Peñalolén, Região Metropolitana de Santiago. www.templo.bahai.cl
7. MUSEU DA MEMÓRIA E DOS DIREITOS HUMANOS
É o meu preferido dos preferidos. Uma visita triste e impactante, mas necessária. O Museu da Memória e dos Direitos Humanos busca dar visibilidade às violações cometidas pelo Estado Chileno durante a ditadura militar de 1973 a 1990. Através de farta documentação e material interativo, o espaço permite a reflexão sobre este período recente e trágico do país.
A exposição permanente ocupa dois andares do edifício e mostra um mapa de violação de direitos humanos também no mundo, inclusive no Brasil. São fotos, vídeos, documentos oficiais e registros pessoais que retratam episódios marcantes como o “11 de Septiembre” deles, quando em 1973 o Palacio La Moneda foi bombardeado, além de poder ouvir o último discurso de Salvador Allende, antes de sua morte.
Uma das partes mais comoventes é o memorial dedicado às vítimas do regime que foram mortas, torturadas ou seguem desaparecidas até hoje. Você sai de lá meio atordoado, com nó na garganta e vontade de abraçar quem está do seu lado!
Funciona de terça a domingo, 10h às 18h. Em janeiro e fevereiro fecha às 19h. Entrada grátis. (O audioguia em português sai por $ 2 mil pesos.) Rua Matucana, 501. Metrô Quinta Normal (linha 5).
Outros atrativos grátis em Santiago que você pode gostar
- Parque Bicentenario
- Parque das Esculturas
- Plaza de Armas
- Mercado Central
- Museu Nacional de Bellas Artes
- Museu de Artes Visuais
Posts relacionados
Como ir por conta à vinícola Concha y Toro
Vinícola Cousiño Macul: quanto custa a visita e como chegar até lá por conta própria
Hospedagem em Santiago do Chile
Roteiro de cinco dias no Deserto do Atacama
Obrigado Silvia! Já estive duas vezes em Santiago e ainda não visitei o Museu da Memoria, a Feira Biobio e Los Dominicos! Obrigado pelas excelente dicas sempre!
Olá, Marlon! Eu que agradeço a visita! Apareça sempre! 🙂
Muito obrigado Pelas dicas Silvia! Ajudou demais! Abraço
Boa viagem! 😉