100 dicas de atrações grátis na Europa
Tcharam! Eis que, enfim, posto para vocês uma preciosidade: nossa série de atrações grátis na Europa, publicada originalmente (e exclusivamente) no Twitter — há 2 anos. A ideia, na época, era fidelizar nossos seguidores de lá.
Uma bobagem, porque o conteúdo das redes sociais são efêmeros e se evaporam. Já o que a gente coloca aqui, é eterno! Então, nada mais justo comigo (que fiz uma extensa pesquisa e compilação destes dados) e com você, que vai aproveitar sua EuroTrip com economia inteligente. Anote aí! 🙂
Portobello Road Market: passeio pitoresco em Londres
1ª dica: Paris tem 22 museus gratuitos, como o Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, o Carnavalet, o Musée Bourdelle e a Maison Victor Hugo. Veja aqui a lista: en.parisinfo.com
2ª dica: Conheça o Pantheon, na Itália. É o prédio clássico mais bem preservado de Roma. O pintor Rafael está enterrado aqui.
3ª dica: Museu do Prado, em Madri. Conheça a obra “As Meninas”, de Velázquez. Gratuito 3ª/sáb 18h às 20h e dom 17h às 20h. (Caso visite o Prado em outro dia compre seu ingresso on-line e livre-se da fila!)
4ª dica: Passear no Hyde Park, uma das maiores aéreas verdes de Londres. Abre de 5h/0h. royalparks.gov.uk
5ª dica: Torre de Belém, em Lisboa. Tradicional arquitetura manuelina, às margens do Rio Tejo. Entrada gratuita aos domingos.
6ª dica: Kaiser-Wilhelm Gedächtniskirche, catedral do século 19 bombardeada na 2ª Guerra, em Berlim.
7ª dica: Em Genebra observe o maravilhoso e colorido Relógio das Flores com 16 metros de circunferência sem pagar um tostão.
8ª dica: Troca de guarda no Castelo de Praga, na República Tcheca. De hora em hora. Para saber mais, clique aqui!
9ª dica: Walking tour de graça (free!) em Amsterdam. Começa as 11h em frente da estação de trem. www.newamsterdamtours.com
10ª dica: Irish Museum of Modern Art, em Dublin. 3ª/sáb 10h-17h30, exceto quarta que abre às 10h30. Dom. 12h-17h30.
11ª dica: Fontana de Trevi, em Roma. Foi cenário para o filme La Dolce Vita, de Fellini. À noite fica mais bonita ainda!
12ª dica: Catedral de Notre Dame, Paris. Diário, 7h45-19h. Para subir na torre: € 8, consulte horários.
13ª dica: Basílica Szent István (São Estevão), a maior igreja de Budapeste. De seg/sáb 8h-18 e domingos 9h-17h.
14ª dica: Zamek Królewski (Castelo Real), Varsóvia. Sede do parlamento. De ter/sáb 10h-16h e dom. 11h-16h. Gratuito aos domingos.
15ª dica: British Museum, o maior museu britânico fica em Londres. De GRAÇA! Todos os dias das 9h-17h30.
16ª dica: Nordiska Museet, em Estocolmo. Grátis às quartas, 16h-20h. Cinco séculos da história sueca estão aqui.
17ª dica: Arco do Triunfo, em Paris. Principal símbolo da identidade francesa. Grátis aos domingos.
8ª dica: Passear pela Grand Place (Grote Markt), praça em Bruxelas. Victor Hugo teria dito que era a mais bonita do mundo.
19ª dica: Duomo, a catedral gótica de Milão.Terceira maior igreja do mundo. Linda! Diariamente 7h-19h.
20ª dica: Passear pela Ringstrasse, via lotada de monumentos dos Hasburgos, em Viena. No verão, à noite, há óperas num telão.
21ª dica: Catedral de Almudena, em Madri. Estilo neogótico, fachada neoclássica – onde se casou o príncipe Felipe. Todos os dias, das 9h-20h30.
22ª dica: Walking tour FREE em Berlim. Diário: às 11h, 13h e 16h. Saídas do Portão de Brandenburgo. www.newberlintours.com
23ª dica: Centrale Bibliotheek (Biblioteca Central) de Rotterdam. Além do prédio bonito, oferece 30 min de internet grátis.
24ª dica: Victoria & Albert Museum, em Londres. Maior coleção de objetos de arte e decoração do mundo.
25ª dica: Igreja Santa Maria del Mar, em Barcelona. Exemplo do estilo gótico catalão.
26ª dica: Ver o pôr do sol no mar Egeu, na ilha de Santorini, Grécia. Céu de vários tons (roxo, lilás, alaranjado).
27ª dica: Estádio Panathinaikon, Atenas. Foi sede dos Jogos Olímpicos de 1896, inaugurando uma nova era no esporte. Gratuito!
28ª dica: Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Nice, França. De 3ª/dom 10h-18h. Entrada franca.
29ª dica: Campos de Auschwitz, a 75 km de Cracóvia. Diariamente, das 8h-16h. Não paga nada, mas vá emocionalmente preparado.
30ª dica: Museu Czartoryski, Cracóvia. Abriga uma das três únicas pinturas a óleo de Leonardo da Vinci: Dama com um Arminho. Grátis aos domingos.
31ª dica: Passear em Berlim Oriental. Você vai (re) viver boa parte dos acontecimentos que mudaram os rumos da História.
32ª dica: O Museu Reina Sofía, Madri – onde está a obra Guernica de Picasso – é free no sábado à tarde e no domingo pela manhã.
33ª dica: Jardim de Luxemburgo, em Paris. Ideal para seu piquenique francês. Coma feliz uma baguete com queijo por aqui.
34ª dica: Museu Arqueológico, Atenas. Grátis no 1º domingo de cada mês. Julho/Ago/Set, free no 2ª domingo. De nov/mar, todos os domingos.
35ª dica: Bater perna ao redor dos canais de Amsterdam: a velha sugestão para decifrar a cidade sem gastar nenhum tostão.
36ª dica: National Gallery – Londres. Galeria de arte com 7 séculos de história da arte europeia.
37ª dica: Cimitero Monumentale, Milão. Cheio de esculturas dos século 18 e 19. Compositor Giuseppe Verdi está enterrado aqui.
38ª dica: Fitzwillian Museum, em Cambridge. Prédio do século 19, com obras de Rubens, Van Dyck, Monet, Renoir, Cézanne, Stubbs.
39ª dica: Catedral de Berna, Suíça. Um lindo portal na entrada representa o Juízo Final.
40ª dica: Mausoléu de Lênin, na Praça Vermelha, em Moscou. O líder se encontra embalsamado aqui. (o.O)
41ª dica: Para apurar o gosto: visite o chiquérrimo Quadrilátero de Ouro, em Milão. Concentra os grandes nomes da alta costura.
42ª dica: Feira da Ladra, em Lisboa. Famoso mercado de pulgas. Fica perto do campo de Santa Clara. Funciona de 3ª/sáb, das 9h-16h.
43ª dica: Museu Nacional – em Oslo, Noruega. Aqui você pode apreciar a obra O Grito de Edvard Munch.
44ª dica: Assistir a troca de guarda na Praça Syntagma, em Atenas. E se segurar para não rir do pompom no sapato dos soldados.
45ª dica: Catedral Storkyrkan, em Estocolmo, Suécia. A rainha Sílvia – filha de uma brasileira – casou-se aqui.
46ª dica: Royal Mile, Edimburgo, na Escócia. Rua principal, cheia de casas medievais convertidas em lojas, pubs e museus.
47ª dica: Merton College – Oxford, Inglaterra. Escola do século 13, onde se formou o poeta TS Eliot. Com biblioteca medieval.
48ª dica: Passear por Azenhas do Mar, cidade cênica, a 10 km de Sintra, Portugal. Casinhas brancas penduradas em um penhasco.
49ª dica: Sukiennice (Cloth Hall). Mercado em Cracóvia. Construído no século 13, abriga simpáticas lojinhas de artesanato.
50ª dica: Comida de graça em Paris: cuscuz ou mexilhões com fritas. Só paga bebida. La Cordonnerie. Rue Saint-Denis, 142.
51ª dica: Topographie des Terrors, em Berlim. Museu a céu aberto onde ficava o escritório da Gestapo. Audioguia também grátis!
52ª dica: Passear pelo Flohmarkt, mercado das pulgas, em Viena, Áustria. Aos sábados, 9h-18h. Metrô U4.
53ª dica: Cathedrale Saint-Michel, em Bruxelas, Bélgica. Construção gótica (séc. 13) com lindos vitrais (séc. 16).
54ª dica: Kobenhavns Radhus (Prefeitura), em Copenhague. Construída no início do século 20 com tijolos vermelhos. De 2ª/sex, das 8h-16h.
55ª dica: Igreja e Mosteiro Franciscanos (séc. 13). Um dos prédios religiosos mais antigos da Bratislava. De 2ª/sex, das 10h30-17h.
56ª dica: Conhecer o La Ribera, bairro popular, em Barcelona. Com ruelas medievais. Rua principal: Carrer de la Princesa.
57ª dica: Arquivo das Índias, Sevilha. Para loucos por história: documentos dos séculos 15 a 19. Inclui o diário de Colombo. (Se quiser ter uma visão diferente da cidade aposte no tour de bicicleta por Sevilha. Compre aqui!)
58ª dica: El Bañuelo, em Granada, Espanha. Famosos banhos árabes, construção do séc. 11. De 3ª/sáb, das 10h-14h.
59ª dica: Museu de Arte Contemporânea, Helsinque, Finlândia. Arte filandesa e internacional. Grátis às sextas-feiras, a partir das 17h.
60ª dica: Centro Cultural Georges Pompidou, em Paris. Entrada livre, mas museu e exposições são pagos à parte. Imperdível!
61ª dica: Cathédrale St-Gatien, em Tours, França. Em estilo gótico com duas torres de 70 metros
62ª dica: Perder-se em Plaka, o centro histórico de Atenas. No bairro há monumentos de três eras: clássica, romana e otomana.
63ª dica: Vondelpark, o parque mais famoso de Amsterdam. Ótimo para caminhar, andar de bicicleta ou fazer piquenique.
64ª dica: Hungarian National Museum, em Budapeste, Hungria. Reúne mais de 1 milhão de itens sobre história e cultura do país.
65ª dica: Ficar de papo pro ar na Escadaria da Santíssima Trindade, Piazza di Spagna, em Roma. Encontro de turistas e romanos.
66ª dica: Passear e observar personagens inusitados no mercado Flinkstraat, em Amsterdam. Todos os dias, 10h-17h.
67ª dica: Basílica di San Pierto in Vicoli, em Roma. Abriga uma colossal estátua de Moisés, esculpida por Michelangelo.
68ª dica: Garantir a foto na Ponte Vecchio, a ponte mais antiga de Florença. Única na cidade que restou depois da 2ª Guerra.
69ª dica: Chiesa di Gesù Nuovo, igreja barroca – em Nápoles. Tem fama por possuir obras feitas com ossos humanos. Ui!
70ª dica: Place de la Constitution, em Luxemburgo. Fica na ponta da muralha e oferece um bela vista do vale do rio Pétrusse.
71ª dica: Munch Museet, em Oslo. Museu exibe várias obras do norueguês Edvard Munch. Grátis de outubro a março.
72ª dica: Katedra Sw. Jana (St John’s Cathedral), em Varsóvia. É o mais antigo exemplo de arquitetura gótica da cidade.
73ª dica: Circular por Alfama, em Lisboa – um dos mais antigos bairros da cidade. Suba no mirante Portas do Sol. Bela vista!
74ª dica: Covent Garden, em Londres. Ambiente agradável, localizado num antigo mercado. Hoje, está cheio de bares e lojinhas.
75ª dica: Scott Polar Institute, em Cambridge. Sobre o pesquisador Robert Falcon Scott, pioneiro na exploração da Antártica.
76ª dica: National Museum of Scotland, em Edimburgo. Aqui você encontra tudo sobre a História escocesa, além da famosa ovelha Dolly, empalhada! Diário, 10h-17h.
77ª dica: Castelo de Praga. Complexo de palácios, museus, jardins, ruas. O acesso ao castelo é grátis. (Atrações são pagas à parte).
78ª dica: Catedral de Uppsala, na Suécia. Maior igreja da Escandinávia. Demorou 175 anos para ficar pronta. Diário, 8h-18h.
79ª dica: Bundeshäuser (Parlamento), em Berna, Suíça. Onde o poder do país se reúne. Bonito edifício. Visitas guiadas grátis.
Alfama: bairro histórico em Lisboa
80ª dica: Museu “Tudo sobre Berlim” (The All About Berlin). História da cidade com fotos, notícias e documentários. 10h-19h.
81ª dica: Zentralfriedhof (Cemitério Central), Viena. Maior cemitério austríaco.Tumbas famosas: Schubert, Beethoven e Strauss.
82ª dica: Parc du Cinquantenaire, onde estão o Museu de Arte e História e o Museu Militar, em Bruxelas. Ambos grátis.
83ª dica: Museu Arqueológico, Madri. História da região Ibérica, com réplicas de pinturas encontradas na caverna de Altamira.
84ª dica: Perder o rumo na Plaza Real, em Barcelona. Cheia de cafés e bares. As luminárias foram desenhadas por Gaudí.
85ª dica: Antiga Mesquita de Córdoba, Espanha. Paga para visitar, mas durante a missa dá para entrar de graça. 8h30 e 10h. Imperdível (Se preferir um tour com guia adquira o seu aqui por apenas € 20!)
86ª dica: Santa Claus Village(Vila do Papai Noel),em Rovaniemi, Finlândia.Aqui passa a linha imaginaria do Círculo Polar Ártico.
87ª dica: Opéra de Paris. Para visitar o saguão não custa nada! Tour guiado € 12. Abre 11h-16h, menos aos domingos ou em dia de espetáculo.
88ª dica: Ao percorrer a Rota dos Vinhos na Alsácia (França) procure as vinícolas com placas “dégustation gratuite”.
89ª dica: Descer as ruelas medievais de Carcassonne (França) para ver o pôr do sol da Ponte Vieux, com vista para La Cité.
90ª dica: Catedral de Atenas, sede mundial da Igreja Grega Ortodoxa. Estilo bizantino. Entre as praças Syntagma e Monastiraki.
91ª dica: Mosteiro dos Jerônimos, Lisboa. Bela arquitetura. Abriga os restos mortais de Camões e Vasco da Gama. Grátis aos domingos.
92ª dica: Piccadilly Circus, praça efervescente de Londres. Ótimo ponto de partida para explorar a cidade a pé.
93ª dica: Museu de Edimburgo, na capital da Escócia. De seg/sáb 10h-17h e domingo (em agosto) 12h-17h.
94ª dica: Národní Muzeum, grande museu tcheco, em Praga. São quase 15 milhões de objetos. Grátis na primeira 2ª feira do mês.
95ª dica: Percorra o Barrio de Santa Cruz, em Sevillha. É a área mais típica da cidade: ruelas, labirintos e casas coloridas! (Se você passar mais dias na capital da Andaluzia talvez valha a pena adquirir o Sevilha Card, um passe que dá direito à entrada gratuita em museus e descontos em lojas, restaurantes e espetáculos de flamenco. A partir de € 30. Compre aqui!)
96ª dica: Como quase nada é grátis em Amsterdam, aproveite os bairros Jordaan (típico) e o Red Light District (inusitado)!
97ª dica: Apreciar a vista do Fishermen’s Bastion, um lindo mirante/castelo com vista para Budapeste e o Rio Danúbio.
98ª dica: Walking tour FREE, em Roma. Passeios guiados a pé – de graça!!! Vaticano, Coliseu e Centro. www.romefreetour.com
99ª dica: Walking tour FREE, em Praga. Diariamente, não é preciso reservar. www.newpraguetours.com
100ª dica: Flanar por Paris, sempre. Se preferir, também há FREE Walking Tour. Saídas da Place St Michel www.newparistours.com
Veja na Loja Matraqueando!
Posts relacionados
70 dicas de atrações grátis no Chile
40 dicas de atrações grátis em Buenos Aires
Adquira nosso guias | Loja Matraqueando
Siga o Matraqueando no Twitter | @matraqueando
Curta nossa página no Facebook | Matraqueando
Acompanhe a gente no Instagram | @matraqueando
Assine nossa Newsletter | Matraca News por e-mail
Estamos no Pinterest | Matraqueando
____________________
Fotos: Sílvia Oliveira e Raul Mattar (3ª e 6ª fotos)
Pode acrescentar dicas?
Os principais museus nacionais da França abrem as portas gratuitamente todo primeiro domingo do mês, aqui tem uma listinha (muitos museus não estão listados porque aderiram mais tarde à decisão) http://www.culture.gouv.fr/culture/actualites/communiq/museesgrat.htm
Catedral de Westminster aos domingos tem entrada gratuita pra quem vai às missas ou concertos, basta ver o programa, escolher se vai à missa ou concerto e dizer ao pessoal na entrada. Chegue com antecedência porque eles contam o número de pessoas pra garantir que ninguém assista de pé. No meu caso, fui assistir à um concerto de órgão emocionante, mas não se pode fotografar nada no interior, e assim que terminou não podemos dar voltas dentro da igreja, mas o tempo do evento deu pra observar com atenção vitrais e arquitetura, e saimos pelo claustro, onde podemos ficar por tempo indeterminado. Vale à pena quando o tempo na cidade é curto.
Oi, Sílvia!!!! Passei aqui pra dizer que vamos passar o Carnaval no maranhão e adivinha quem será nossa guia de viagem? Você!!!! O Marcelo imprimiu todos os seus posts e lá vamos nós seguir seus passos! Seu blog está cada vez melhor e na semana pós-carnaval vou listar meus blogs de viagem preferidos e é claro que o seu faz parte da lista! Um beijo enorme e ótimo feriado pra vc!!!!
Silvia, obrigado por partilhar essas valiosas dicas. Normalmente temos uma pré-concepção de que atrações gratuitas são direcionadas e apreciadas apenas pelos viajantes de orçamento restrito, no entanto, se olharmos bem, vamos perceber que muitas são até mais gratificantes do que muito passeio pago por aí, pois oferecem uma forma bem autêntica de vivenciarmos o destino visitado. Portanto, não apenas visitar este ou aquele museu, fazer este ou aquele tour, mas também fazer coisas como “perder-se” pelas ruas de uma cidade cheia de história enriquecem demais qualquer viagem.
Muito bom! Acompanhei no twitter esta série, muito obrigada por colocar aqui, fica bem melhor de guardar! Beijos e ótimo carnaval!
Demais as dicas!
Nada como o nosso próprio blog para abrigar as nossas preciosas dicas, frutos de muita pesquisa, né, não? Em redes sociais após duas horas, tudo vira *puf*… hahaha
Sempre que fechar um destino vou consultar este post. Talvez o próximo destino europeu seja o leste e as dicas de Viena, República Tcheca, Berlim vão vir bem a calhar… 🙂
Obrigado!
Oi Silvia,
Não sei se te copiando 😉 , mas eu também fiz uma listinha de 100 programas grátis, só que em Londres, e publiquei no twitter e depois no blog. Deixo aqui o link para quem se interessar:
http://www.londresparaprincipiantes.com/descubra-londres-de-graca-1a-parte/
Adoro seu texto! Toda vez que leio o Matraqueando, vejo o quanto tenho de aprender…
Amei as dicas! Vocês possuem twitter?
Oi Silvia,
O park Güell logo deixará de ser gratuito. Se nao me encano apartir de outubro. Uma pena!
Maravilhoso este post! Muito obrigada! Excelente como sempre. Já vou anotar para a próxima viagem para Europa (que alías está super cara pra gente né…)
Encareceu demais nos últimos meses, Karen!
Pra quem vai visitar a cidade medieval de Toledo, na Espanha, o Museu del Greco tem entrada gratuita aos domingos. Vale muito a pena.
Valeu pela dica, Flávia!