Festa do Sanduba: como improvisar um encontro entre amigos em menos de 24 horas
Tudo começou numa sexta-feira com uma calabresa. O Raul comentou que ia chamar meu cunhado e as sobrinhas para comer um sanduíche no sábado à noite, lá em casa. Em seguida, falando ao telefone com um casal de amigos, soltou: “amanhã vamos cortar uma calabresinha com cebola, cêis não querem vir?”
Pronto! Imediatamente meu cérebro acionou o software interno da Matraca e meu modus-operandis-purpurina já começou a esquadrinhar um evento, a Festa do Sanduba (ou a “inventar moda” simplesmente, como bem frisou meu marido. Rá!)
Sem contar que era uma excelente oportunidade para estrear minhas toalhinhas de palha de buriti que eu trouxe da minha viagem ao Maranhão!
De fato, eu não poderia bolar muita coisa até porque não teria tempo para nada. Apenas ampliei o cardápio que passou a ter, em vez de um, seis tipos de sanduíches: mortadela, natural, dogão, hamburguinho, calabresa e sanduíche de metro.
Para acompanhar, singelas batatas chips. (O ideal seriam batatas fritas de “verdade”. Mas como a quantidade teria que ser muita, eu não estava a fim de encharcar minha cozinha — nem a mim — de gordura!)
Seríamos 5 adultos e três crianças. A minha maior dúvida foi na quantidade de cada sanduba. Então eu fiz 10 unidades de cada um deles (eram pãezinhos pequenos) e sobrou bastante, uma vez que as crianças comem bem menos.
Escolhi a cor amarela como tema central nas flores e tags para identificar os comes. Usei minhas porcelanas brancas para montar o buffet, mas eu acho que este tipo de festa pede recipientes mais rústicos.
O detalhe é que meu material rústico é pequeno (não tenho muita coisa), e teria que sair para comprar. (Além de não ter tempo hábil para isso eu não queria gastar.) Mas, podexá, vou providenciar para a nossa festa do boteco!
Embrulhei o sanduichinho natural em papel de seda e amarrei com uma fitinha bem fininha. Novamente, com tempo, eu teria providenciado uma fita amarelo-ouro (essa clarinha eu tinha em casa) e um papel mais durinho, desses de scrapbook mesmo.
Usei um guardanapo com a marca “AMOR”, a paçoca mais amada do Brasil. Comprei na Tok Stok.
Dois detalhes que eu, particularmente, amei: as garrafinhas de coca-cola vintage que comprei — e tomei — em Buenos Aires e o porta guardanapo no estilo de bar, também trazido da capital portenha. Comprei na Morph, um loja maravilhosa de lá!
Ah, não poderia faltar a coca-cola de garrafinha, aquela pequenininha que aqui em Curitiba a gente encontra nos supermercados Walmart e Angeloni. R$ 2,25 cada. Os refrigerantes ficaram dentro de um balde de gelo para que o convidado pudesse se servir.
DICAS PARA MONTAGEM DOS SANDUÍCHES
Hamburguinho
– Usei minipão de hambúrguer. Fritei o hambúrguer (desses comprados prontos, congelados) e cortei ao meio. Portanto, um hambúrguer dá para dois sanduichinhos. Na hora de montar, passei maionese, coloquei um pedaço de folha de alface, o hambúrguer cortado ao meio e uma pequena fatia de queijo prato em cima do hambúrguer ainda quente, para derreter. Se você tiver mais tempo e habilidade do que eu pode fazer a carne de hambúrguer em casa. Mais saboroso e saudável, com certeza! 🙂
Sanduíche de mortadela
– Usei minipão francês integral. Para deixar o sanduíche bem gordinho coloquei uma fatia inteira de mortadela dobrada ao meio. Passei um pouco de maionese light no pão.
Sanduíche de metro
– Usei uma baguete com gergelim em cima. Cortei a baguete ao meio, passei queijo cremoso e, para rechear, usei fatias de presunto, queijo prato, peito de peru e rodelas de ovo cozido e alface.
Sanduíche natural
– Comprei pão de forma sem casca. Montei sanduíches com três fatias de pão. O recheio foi patê de atum e sardinha simples com maionese e azeitona cortada bem fininha. Depois do sanduíche montado eu cortava ao meio, deixando-o retangular.
Dogão
– Usei minipão de leite. Fiz um molho tradicional de cachorro-quente (desses de festa de criança) e coloquei no pão que já estava com uma camada de maionese.
Sanduíche de Calabresa
– Esse ficou por conta do meu marido. É só cortar a calabresa em rodelas, fritá-las bem com um fio de óleo. Depois acrescente cebolas cortadas em rodelas ou cubos e, no fogo baixo, frite um pouco a cebola. Mas não deixe a cebola murchar muito, tem que ficar levemente crocante.
Usamos pão francês tradicional. Este foi o único sanduíche que eu não deixei preparado nem montado. Assim que ficou pronta a calabresa, colocamos na mesa e os amigos montavam seus próprios sandubinhas!
+ Loja Matraqueando: guias de viagem com roteiros espertos e dicas de economia inteligente
Para finalizar: brigadeiro na panelinha, bolo de fubá e café Nespresso! 🙂
Posts relacionados
E ainda
+ Decoração e comidinhas com o tema Copa do Mundo
Leia também
+ Feijoada da Matraca: decoração, cardápio e receita
+ Como decorar latinhas mint to be para festa bailarina
+ Dicas de como fazer água decorada e personalizada
+ Check list Festa Infantil: roteiro para seu evento sair nos trinques
+ Receber bem: 10 dicas para você organizar um evento em casa
Fotos: Raul Mattar e Sílvia Oliveira | Todos os direitos reservados. ©
Seguro viagem | Leitor do Matraqueando tem até 65% de desconto (de verdade!) no seguro de viagem internacional da Allianz Travel. Pegue aqui seu cupom exclusivo e faça o seu agora mesmo! É rápido é fácil. Receba sua apólice por e-mail.
Aluguel de carro | Está procurando carro para alugar barato no Brasil e no mundo? Eu conto aqui a minha experiência! Descontos incríveis de até 60%, sem IOF nas reservas internacionais, parcelamento em até 12 vezes e cancelamento gratuito. Faça sua simulação e reserve agora mesmo aqui!
Reserva de hotel, hostel, casa ou apartamento | Você quer hospedagem boa, bonita e barata com até 50% desconto no Brasil e no mundo? Corre para o Booking.com, o site líder mundial em reservas on-line de acomodações, onde faço minhas reservas há anos! Ficou muito fácil reservar com segurança, antecedência e pelo melhor preço! Faça você mesmo sua reserva aqui!
Passagens aéreas baratas | Garanta seu voo na incrível plataforma da Passagens Promo pelo menor preço, com compra simplificada e atendimento eficiente no pré e pós venda! Encontre seu bilhete aéreo econômico aqui!
Chip internacional | Já saia do Brasil com um chip internacional pré-pago no seu telefone e chegue ao seu destino conectado. Já usei e é muito prático e tranquilo. Facilidade para usar o UBER, consultar sobre transporte público e pesquisas no Google. Válido para diversos países da Europa, Ásia, Oceania e Américas. Adquira o seu agora mesmo aqui!
Silvia, essa festa eu vou querer copiar! Fácil e rápido! O problema é que eu não tenho nem 1/10 das suas porcelanas e afins, mas vou tentar improvisar. 😉
Camila, os recipientes são o de menos numa festa como essa. Dá para colocar louças de vários tipos e cores! Bjs!
FINÚRIA!! Encheu minha boca d’água agora! 😀
Q delicia! E que mesa linda!
Adorei tudo, já favorei esse post, proxima vez que os maigos vierem fazr visita vou roubar algumas das suas ideias, tanto de cardápio como de decoração.
Me diz uma coisa, essas flores amarelas são naturais ou artificiais? Q flor é? Onde consegiu?
Oi, Katia! As flores são naturais. São crisântemos, comprei um vasinho no mercado (uns R$ 4) e cortei os caules para colocar nos vasinhos. Abs!
Que lindo!!
Adorei. Vou inventar também um lanchinho desses. rsrsrs
Silvinha…..
Que capricho minha amiga….
Me deu agua na boca…..
Adoreiii…..hummmm……
Oi Silvia !
Uma fofurice os lanchinhos e a criançada ama ,queria saber onde vc encontra os palitinhso que coloca neles pq fui em varias lojas essa semana em Londrina e não encontrei nada .
Obrigada
Abs
Oi, Claudia! Eu compro no bairro Liberdade em São Paulo. Nem aqui em Curitiba eu encontro! Abs!
Olá Sílvia, sempre visito seu blog e ficou encantada com suas ideias. Mesmo copiando eu ainda não consigo fazer nem parecido. Você é muito talentosa. Quero tirar umas dúvidas com vc: vou fazer o aniversário da minha mãe de 60 anos, vai ser surpresa. Gostaria de saber a quantidade de salgados e refrigerante para cada pessoa. Outra coisa: eu quero fazer essas garrafas de água personalizadas mas não tenho os perfuradores. dá pra fazer manualmente? Como? Além da água quais as lembrancinhas que mais combinam com um aniversário de 60 anos? As cores que escolhi são marrom e salmão.
Um beijo!
Oi, Jaqueline!
Eu calculo assim:
Salgadinhos: 10 por pessoa
Docinhos (de festa) 5 por pessoa
Mini-sanduíche – 4 por pessoa
Reefrigerante: 500 ml (dois copos cheios).
Para fazer as tags das águas sem os furadores eu acho que daria muito trabalho. Mas você pode imprimir o nome da sua mãe no rótulo diretamente, daí ficar fácil recortar só o rótulo com o estilete e colar na garrafinha.
Outras lembrancinhas legais: um mini-vasinho de flor kalanchoe com uma fita nas cores da festa, caixinha de trufas… ihh, são tantas as opções!
Com um metro de tecido você faz umas 30 trouzinhas de sonho de valsa! 🙂
OLá
Quanto de batata você comprou?
Boa noite Sílvia, tudo bem?
Descobri seu blog procurando idéias pra fazer o chá de bebê da minha filha e tô amando, ótimas dicas, parabéns! Uma pena que você não trabalha com isso, senão não ia pensar duas vezes pra te contratar. Hehehehehehe…
Li num comentário acima que você compra os palitinhos que você coloca nos sanduíches em São Paulo, mas queria perguntar se esse palitinho que você colocou no cachorro-quente, com um nó em cima, é palitinho mesmo? Parece ser feito de um material mais molengo. E que loja você compra em São Paulo?
E tava tentando achar dois posts que eu li uma vez mas não tô achando, um é sobre um chá de bebê que você prepaprou pra uma amiga sua, e o outro você explicava como faz as tags de identificação de comidas, rótulos, etc.
Se puder me ajudar, agradeço!
Beijos,
Caroline.
Oi, Caroline!
Estes palitinhos com nó em cima, são durinhos mesmo. Eu não sei os nomes das lojas, mas é só sair do metrô da Liberdade e entrar na Rua Galvão Bueno que todas as lojinhas que vendem coisas para casa e artefatos japoneses vendem esses palitinhos! 🙂
Gente, sabe que só agora eu percebi que o post do Chá de Bebê lilás desapareceu! Vou tentar republicar!!! E o outro posts não sei qual é, não me lembro.
Bjs!
Boa noite Silvia.
Como faço para você me passar um orçamento para uma festa de aniversário?
nossa, cada pergunta
Você pode me passar seu contato por email? Grata. Luciana Gaggiotti
Olá, Luciana! Não estou pegando eventos, no momento! Este site é só para compartilhar ideias! 😉
adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!! sua idéias são maravilhosas.!!!!!!!!!!!!!!bjos
Valeu, Andreia! 😉
Muito legal sua festa, adorei tudinho.. são esses detalhes que dão charme e deixam tudo mais bonito. Parabéns
Eu estou encantada com tudo que você faz,eu estava procurando alguma coisa para fazer no Natal.Ja estou olhando algumas coisinha e encontrei seu blog meu Deus eu estou apaixonada agora ja sei o que fazer.Poque na casa da minha mãe cada ano uma filha fica por conta do cardapio e da decoração e esse ano sou eu rsrsrsr vou arrrraaaasssssaaaa.
Beijo e muito obrigada .
Oba, depois mande as fotos pra gente ver! 🙂
Você é de mais que Deus continue abençoando sua vida.
Me deu muitas ideias para montar um pequeno lanche para festinha de 04 anos do meu filho
Opa, que bacana! Abs!
Silvia,
achei seu site na internet e simplesmente me apaixonei. Vc tem ótimas idéias. Todas muito criativas.
Suas idéias para a Festa do Sanduba são fantásticas e vou “copiar” com certeza no meu aniversário agora em Janeiro.
Beijos e um ótimo 2014.
Ana
Que legal, Ana! Depois mande fotos do seu níver para nós. Meu e-mail é silvia (arroba) matraqueando (ponto) com (ponto) br. Um ótimo 2014 para você também!
Adorei esta festa improvisada , vou copiar…, depois eu conto. O refrigerante pequeno e os mini- lanches deram um toque de carinho e mimo para as reuniões das crianças . Amei, vou testar amanhã no niver do meu filho Caetano.
Silvia… Que D+ suas ideias !!!… Estou apaixonada por suas festinhas !!… São todas muito lindas !!,, MESMO!!!… Parabéns!!!
Voltarei mais vezes aqui!!..Bjs
😀
Silvia, descobri seu blog esse final de semana e já passei varias horas por aqui… rsrsrsrrs
Adorei suas festas e suas super dicas!!! Você é super criativa! Parabéns!!! Mudei de casa recentemente e meu 34º aniversario esta chegando … então resolvi fazer uma festa para comemorar as duas ocasiões. As cores da festa serão: laranja, marrom e turquesa. Vou fazer em um sabado a tarde , e como fevereiro é um mês bem quente ainda estou em duvida do que servir. Você pode me ajudar? beijos
Oi, Simone! Nossa, amo essas cores, combinam muito! Olha, por ser sábado à tarde, acho que você pode apostar em tortas (quentes e frias) uma salada de entrada (servida em potinhos individuais) e salgados assados (os fritos não caem bem quando fazem muito calor). Bjs! 😉
Amei suas sugestões. Quero saber se vc encomendou os pães ou se comprou em algum lugar específico aqui em Curitiba. Beijos
Gente, que lindeza esse blog!! Cheio de ideias bacanas!
Achei por acaso pq estou procurando inspirações para um lanche da tarde que vou dar para reunir alguns amigos.
Achei a ideia do festival de sanduíches fantástica!
Só fiquei com uma dúvida: vc comprou os pães (principalmente os de sal) no mesmo dia da festa? Será que consigo montar tudo no dia anterior e servir td fresquinho?
Beijos!
olá silvia ! gostaria de saber como voce fez esses brigadeiros na panelinha.obrigada
Oi, Maria Carolina! Fiz uma receita de brigadeiro mole e coloquei na panelinha para servir! 🙂
Amei! Que ideia boa! Obrigada!
OI Silvia, vc tem algum buffet por São Paulo que oferece receitas simples de mini sanduíches mas, com ótimas apresentações e qualidade como vi na suas ideias?
Obrigado
Ola Silvia, adorei vou copiar nos meus encontros de amigas, valeu e espero por mais.
um abraço.
Valeu, Elizangela! Apareça sempre! 😉
muito bom, gostei vou copiar.
Silvia eu sou apaixonada por tudo que vc faz, fiz aniversário da minha neta Gabriella de 11 anos da bailarina, coloquei as fotos dela da academia com as roupas do balé, ficou maravilhosa, e os elogios foram muitos. Gostaria do nome das lojas na Liberdade onde vc compra materiais ou endereços.Parabens pelo seu bom gosto e obrigada.
Silvia, amei suas ideias, vou fazer todas! és
Vc serviu apenas com refrigerante? Vc acha q combina cerveja?
Obrigada!
adorei a ideia acho que vou fazer para os 15 anos da minha filha . to meio sem grana .parabens !
pela versatilidade.
Oi silvia ,tudo bem? Fiquei em dúvida com o lanchinho de hambúrguer. Sei q fritou e montou . Mas vc serviu ele frio ,ele não muda o sabor ?
Ameeeiiii as suas ideias, Parabéns pela criatividade!!!
Oi, Adriana! Valeu, obrigada! 😉