Café da manhã gourmet: opção delicada e romântica para começar bem seu dia
Outro dia eu estava fazendo a seguinte análise: normalmente não tenho fome quando acordo. Acabo comendo alguma porcaria na padaria perto do trabalho só lá pelas 10h. Por outro lado, se estou viajando, adoro aproveitar o café da manhã dos hotéis. Já levanto lambendo os beiços, imaginando as guloseimas e fartura do tradicional desjejum brasileiro.
Por que isso acontece? Acredito que nos – bons – hotéis você acaba encontrando um buffet todo arrumadinho e enfeitado com variedade de pães e frutas coloridas, o que deixa o visual mais agradável. É o nosso momento-patrão. O que a gente esquece é que, com um pouco de criatividade, é possível montar um delicioso e atrativo café da manhã em casa, sem gastar muito e, principalmente, sem perder tempo.
A ideia é reunir aquilo que você comeria no seu dia a dia. Pães, frios, manteiga, café, leite ou chá, suco para quem gosta (presente!) e umas frutinhas delicadas, fáceis de comer com a mão. Acho que o segredo final fica por conta da apresentação. Aproveitei meus recipientes de finger food e montei uma espécie de bandeja com algumas coisas que tinha na geladeira mesmo. Tanto que neste dia eu coloquei o queijo gorgonzola (porque ainda tinha um restinho), mas eu prefiro mesmo um queijo mais suave pela manhã, como o de Minas.
Dependendo do que você e sua família apreciam no café da manhã dá para incluir iogurte, cereal e mel. Aproveitei e fiz uma firula com minha minifrigideira de porcelana, acomodando nela uma delicada porção de ovos mexidos. Você também pode preparar finger-sanduíches como estes do nosso Chá da Tarde Econômico!
Mas o detalhe que eu mais amei foi a manteiga cortada em forma de estrela. Vi a ideia na revista Casa & Comida deste mês (Ed. Globo, Jan/2012). Você coloca a barra de manteiga na geladeira para ficar bem durinha. Corte fatias de um centímetro e depois faça arte com estes furadores de fazer biscoito.Tem formato de lua, coração, flor. A criatividade é sua! Se seu dia a dia é muito corrido, tente preparar seu café da manhã gourmet numa manhã de domingo! Quem não fica mais leve e feliz ao começar o dia com este mimo?
Fotos: Sílvia Oliveira
Silvia
Parabéns pelo post. Eu sou uma das que abre o olho é já era sentindo fome rs
Para mim o café da manhã é a refeição mais importante do dia! Nos fins de semana eu e o marido caprichamos também. Ás vezes tomamos na rua (como você pode ver em vários posts lá no blog).
Amei a idéia da manteiga. Vou tentar fazer !
Abraços
Dani Bispo
Mensage
Silvia voltei de viagem uns 2 kilos mais gorda e posso jurar que foi culpa do café da manhã que tomava no hotel que fiquei em Estocolmo! Nunca na vida pensei que pudesse encontrar um café da manhã tão delicioso e diverso fora do Brasil como encontrei lá, e como você mesma disse, é impossivel olhar aquela mesa farta, num dia friozinha que só amanhece às 9 da manhã e não se deliciar 🙂
O seu também tá um lushooooo! 😉
Mensagem
Nossa Silvinha eu sou assim tbem, quando viajo me acabo no café da manha, mas no meu dia a dia nem lembro dele.rsrs…
Mas depois que vi esse aqui, me deu agua na boca e vou fazer aqui no final de semana.
Adoreiii a dica…
Saudades de vc….
Clau
Oi Silvia,
Muito honrada com sua participação no Concurso!
Linda a foto enviada, parabéns.
Adorei estes detalhes do café da manhã.Adoro estes mimos e já anotei algumas idéias para por em pratica no aniversário do meu marido.
Um beijo e boa sorte!
Eu sou exceção: quando era criança meu pediatra me passou um sabão dizendo que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e desde então eu não sou uma pessoa de verdade enquanto não como. Por sorte meu marido acorda super bem disposto, então vamos juntos para a cozinha e nossa manhã já começa com alegria: picamos frutas, servimos com yogurte caseiro, passamos café quentinho, sempre temos pelo menos 3 tipos diferentes de cereais, variamos nos pães (costumamos ter 2 tipos sempre), às vezes fazemos ovos mexidos… na mesa da cozinha ‘moram’ mel + melado + aveia + cereais + canela + achocolatado + adoçante/açúcar, tudo bem a mão, numa bandeja. Suco eu só faço quando está muito calor mesmo, com frutas naturais. Às vezes eu me meto a fazer um bolinho (mas é duro que em 2 a gente acaba se passando, então evito).
Por conta disso já aconteceu de café de hotel badalado ser decepcionante, mas o pior é quando, viajando, optamos por não bancar o café da manhã e comprar só um café e alguma coisa para comer no caminho… o dia não fica igual… parece que já começou em pobreza, por mais chique que seja o lugar (porque nunca vai se igualar ao colorido da nossa mesa).
Achei lindinha a mesa posta – até chamei o marido para ver. Mas para nossos padrões ela chega até a ser espartana, rsrsrs (e antes que alguém pense que eu sou re-don-da, aviso que eu exagero no café porque normalmente eu não janto).
Fiquei com fome só de ler seu cardápio matinal! 🙂 Beijos!
Esta tudo lindo, mas esta manteiga cortada em formato de estrela realmente…..
Fofo demais este cafe da manha!!
Parabens por este blog super!!
Olá Silvia, vou fazer 28 anos e estou querendo comemorar fazendo uma festinha em casa só que pretendo aproveitar a festa para o chá de panela. Quero ajuda com algumas sugestões para comemorar em grande estilo sem gastar muito.
Parabéns pelo blog, adoro todas as dicas…SUCESSO.
Juliana Santos