Ano Novo: decoração prata com dicas fáceis e econômicas para comemorar em família e receber os amigos
Minha mãe e eu tivemos pouco mais de dois dias para organizar tudo. Havia passado o Natal na casa dos sogros em Maringá e cheguei a Londrina três dias antes da véspera de Ano Novo.
Eu estava com a cor prata na cabeça (embora minha mãe preferisse o dourado. Mas acho que o dourado tem mais a ver com o Natal.) O pânico, porém, começou quando me dei conta de que na casa dela não havia n-a-d-a prateado. Nem fitas, laços, bolas, nadica. Nem sequer louças em prata.
Como não abri mão da cor quebramos a cabeça para resolver a seguinte questão: como fazer uma decoração na cor prata que ficasse elegante, afetiva e, ainda por cima, sem gastar muito. (Afinal, ia ser bem difícil a gente encaixar uma decoração nesse tom em qualquer outro evento nosso!)
Fuçamos na internet atrás de dicas legais e com as ideias criativas das duas Matracas resumimos nossa compra de decoração em: bolas pratas em vários tamanhos, uma fita prata aramada, uma fita de cetim cinza prateado, duas velas prateadas compridas (as velinhas pequenas nós tínhamos), dois sprays na cor “alumínio”, velas com os números 2.0.1.3., caixinhas de papel para lembrancinha e wrappers, aqueles rótulos de cupcakes! (Aqui, investimos uns R$ 100).
A ideia era montar uma mesa decorada com finger food e petiscos. Escolhemos as louças que íamos usar (na decoração, não para comer!), e incluímos taças, pratos de bolo com suporte e recipientes de finger food que eu havia levado… na mala!
Eu queria pendurar bolas em tamanhos e texturas diferentes no teto, atrás da mesa. Só que na parede onde a mesa ficaria encostada tem uma porta de vidro enorme que dá visão para a sala, o que prejudicaria o “fundo” da nossa mesa decorada. Então, minha mãe mais do que depressa providenciou um varão, não sei quantos metros de voil que ela já tinha em casa e improvisou uma cortina. Rá!
Itens de decoração que ajudaram a compor a mesa:
1. Taças cheias de bolinhas pequenas e um ramo de galho seco pintado com spray na cor alumínio. Nos galhos também penduramos algumas bolinhas. (Veja algumas ideias para trabalhar com galhos secos nos blogs Isso Me Faz Feliz e Casos e Coisas da Bonfa.)
Em vasos de vidros minha mãe preparou uma base de sal grosso com pedras brancas (do jardim dela) para fazer nossa “árvore dos desejos”. Acomodou um galho seco e colamos votos de amor, saúde, paz, prosperidade, dinheiro… (sei que a ideia de galhos secos com votos pendurados é meio manjada, mas não resisti!)
2. Imprimi o cardápio em papel sulfite A4 e coloquei num porta-retrato antigo que havia na casa da minha mãe. Deixei-o sobre a mesa principal.
3. Acomodei o tampo de uma bombonière sobre um prato de cristal. Dentro do tampo colocamos bolinhas pratas e ao redor pedras brancas.
4. O peso para guardanapos foram conchas que minha mãe pintou com o spray e colocou uma velinha dentro. ( Dica do Ideias Giras, fanpage superbacana cheia de fotos que inspiram quem gosta de decoração e comidinhas!).
5. Num aparador menor, colocamos as lembrancinhas e um prato provençal com frutas cristalizadas. (Dentro das caixinhas de lembrancinhas havia chocolatinhos e uma frase que a gente lia depois da meia-noite, uma espécie de biscoite da sorte de araque – até porque quem selecionou e imprimiu as frases fui eu. Rá rá.)
6. Neste mesmo aparador, minha mãe montou três vasinhos (ela também havia visto algo parecido no Ideias Giras) e adaptou: um com pedrinhas e uma flor, outro somente com folhagem verde e outro com macarrão (macarrão!) pintado com o spray prata! Muito fofo!
7. Um bolo falso de três andares (ensinei o passo a passo aqui) deixou a mesa mais imponente!
O cardápio ficou assim:
Drink de boas-vindas
Coquetel de frutas vermelhas (1 garrafa de frisante, meio litro de Sprite, 250 ml de néctar de suco de uva e gelo. Misture tudo e acrescente framboesa, mirtilo e morango em pedaços). Fica bem fraquinho, é só para abrir os trabalhos! 🙂
Entradinhas e Finger Food
Mix de Castanhas (castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, avelã, amendoim e pistache)
Mousse de Atum (receita mais abaixo)
Espetinho Gourmet (receita aqui, mas neste que fiz no ano novo eu substituí o queijo muzzarella por queijo coalho frito)
Stick de Queijo Coalho com Banana da Terra Caramelizada (os palitinhos de bambu com nó na ponta eu compro no bairro Liberdade, em São Paulo)
Dips de gorgonzola, Mostarda e Queijo Fundido (acompanhados de torradinhas integrais)
Verrine de Salada Tropical (receita aqui, mas nesta do ano novo minha mãe colocou camarão para finalizar – o que não tem na minha receita original)
+ Alugue seu carro aqui com segurança e percorra o mundo com mais economia!
Ceia
Tender du Chef
Bacalhau com Batatas ao Murro
Foto surrupiada do meu Instagram: @matraqueando
Leitoa Assada
Lentilha da Sorte
Salada de Batata Schwaebisch (pegamos a receita aqui)
Arroz Branco
Sobremesa
Verrine de Cheesecake com Goiabada (receita aqui)
Cupcakes de Chocolate Molhado (usei o bolo pronto Duo Paixão da Oetker)
Frutas Cristalizadas
Pode até parecer muita comida. Mas estávamos somente em 13 pessoas (das quais cinco eram crianças!). Então apostamos numa ceia clássica (minha mãe fez a leitoa, o bacalhau, a lentilha, a salada de batata e as verrines) e diversificamos nas entradinhas, mas tudo em pequena quantidade.
A leitoa, o bacalhau, a lentilha, a mousse de atum e o cheesecake foram preparados um dia antes. (Aliás, este cheesecake ficou divino!) Meu irmão levou o Tender. No dia, só montamos as saladas, fizemos o arroz e nos concentramos nos finalmentes da decoração.
Foto surrupiada do meu Instagram: @matraqueando
Sem contar que ainda tinha que comer 12 uvas nas badaladas notúrnicas. E até nisso a gente colocou firula. As uvas foram lavadas e colocadas soltas dentro de taças do tipo bico de jaca envoltas em papel de bandeja rendado. Vi a ideia neste post do blog Casa, Papel e Tesoura.
Um detalhe muito, muito foto que acabou não entrando no cardápio “oficial” foi a Salada de Tulipas preparada pela minha mãe (outra dica do Ideias Giras). É só cortar um tomate (pequeno, tipo cereja) em quatro partes, tirar o miolo e no lugar colocar uma bolinha de queijo de cabra ou queijo cottage. Mas minha mãe improvisou o “miolo” com um ovo de codorna e os caules foram feitos com ramos de cebolinha. Foi a comidinha hit entre a criançada!
Já para mim, a novidade em termos de comidinhas foi a entradinha de Mousse de Atum, uma receita deliciosa que eu provei pela primeira vez na casa da tia Vilma, em Curitiba. Ela me passou os ingredientes e eu dei uma adaptada (na receita original, por exemplo, vai ervilha, já na minha, não!)
MOUSSE DE ATUM
Ingredientes
2 latas de atum ralado
1 lata de creme de leite (não usar o soro)
½ vidro de 250 gde maionese
½ vidro de 250 gde palmito picado
200 g de azeitona bem picadinha
1 pacote de gelatina sem sabor
Modo de Preparo
Misture o atum (sem o óleo) com o creme de leite (sem o soro), a maionese, o palmito, a azeitona até formar um creme homogêneo. Prepare a gelatina sem sabor conforme a embalagem, deixe amornar bem e acrescente ao creme. Daí é só colocar em uma forma com um buraco no meio (prefira as de silicone, fica mais fácil na hora de desenformar) ou coloque em recipientes individuais (como fiz no ano novo). Leva à geladeira por, no mínimo, quatro horas.
Dica da Matraca: trabalhe com os ingredientes em temperatura ambiente. Se o creme estiver gelado e você acrescentar a gelatina morna, pó exemplo, ela vai endurecer e ficar em pedaços dentro da mousse. Daí, só o liquidificador salva. (Aliás, você pode bater tudo no liquidificador, mas acaba virando uma pasta. Eu prefiro com a crocância dos pedacinhos de azeitona, palmito…)
Se eu te falar que foi fácil, tô mentindo. Mesmo deixando muita coisa preparada um dia antes, a gente acabou naquela deliciosa correria do fui-eu-que-fiz. Mas ficou tudo como imaginamos. Sem por nem tirar. Era o que tínhamos!
No day after, cansadíssima, eu reclamando para minha mãe que a gente deveria inventar menos moda, que nossos eventos familiares dão muito trabalho… ela arremetou: “Mas minha filha, a felicidade dá trabalho!” Então a gente começou a pensar na próxima festa…
Leia também
E ainda
Como fazer toppers personalizados
Dicas de como fazer água decorada e personalizada
Check list Festa Infantil: roteiro para seu evento sair nos trinques
Receber bem: 10 dicas para você organizar um evento em casa
ACOMPANHE NOSSAS DICAS EM TEMPO REAL
PLANEJE SUA VIAGEM COM QUEM ENTENDE
Reserve hotel no Brasil e no mundo pelo Booking.com | Cancelamento grátis!
Seguro de viagem na Mondial/Allianz | até 30% de desconto para leitor Matraqueando
Alugue carro no Brasil e no mundo na RentCars | até 60% de desconto e parcelamento em 12x
TODOS OS DESTINOS DO MATRAQUEANDO
AMÉRICA DO NORTE
AMÉRICA DO SUL
Argentina | Chile | Colômbia | Uruguai
EUROPA
Alemanha | Espanha | França | Grécia | Holanda | Inglaterra | Itália | Portugal | República Tcheca
BRASIL
Alagoas | Amazonas | Bahia | Maranhão | Minas Gerais | Pará | Paraíba | Paraná | Pernambuco | Rio de Janeiro | Rio Grande do Norte | Rio Grande do Sul | Santa Catarina | São Paulo | Sergipe
ÁFRICA
ÁSIA
Israel | Palestina | Terra Santa
Fotos: Sílvia Oliveira e Raul Mattar | Todos os direitos reservados. ©
A felicidade dá trabalho… Adorei a frase!!! Muito sábia a sua mae 🙂
Beijos, e Feliz Ano Novo a todos da família Matraqueando 😀
Brigadim, para você e sua família também, Angie! 🙂
Fico maravilhada com sua criatividade. Que Deus abençoe sua familia.
Obrigadão, Denise! Apareça sempre!
Um ano iniciado com uma festa linda dessas, feita com tanta dedicação só poderá ser maravilhoso. Parabéns!
É o que a gente espera, Flora! Feliz 2013!
Todo o site é lindo e cheio de idéias! Você está de parabéns!!! Amei!!!!
Obrigada, Lilian! Apareça sempre!
Adorei suas ideias. Parabéns pelo blog.
Obrigada, Amélia! Bjs
Silvia,
não sei se os seus cometários são moderados e vc consegue ver todos mesmo em posts antigos, como não pareceu nada ao enviar e não tive como copiar pra colocar aqui então vou colocar o link pra vc poder ver minha pergunta http://silviaoliveira.com.br/preparativos-da-festa-de-65-anos-da-dona-helena-cores-marrom-bege-e-caramelo/#comment-7421
Virei mto fã dos seus blogs, vc escreve mto bem!
Bjooo e te aguardo.
Oi, Flavia!
Eu vejo os comentários anteriores, sim! Ah, desculpe demorara em responder, quase não dou conta! 😉
Eu comprei dos dois tamanhos, mas prefiro o pequeno para fazer os docinhos. Além de mais delicado, vai “menos” doce dentro, o que não encarece tanto na hora de fazer as guloseimas! Este pão de mel eu compro pronto, daquele simples, durinho, tipo bolacha. Mas já fiz um com pão de mel de “verdade” que eu comprei pronto numa padaria. Eu mesma nunca fiz pão de mel, não! Bjs!
Olá,
adoramos seu blog.
Temos um caderno de dicas em nosos tabloide, com dicas diversas de decoração e afins..
Gostaria de autorização para publicação de fotos, daremos todos os creditos;
Aguardo o retorno o mais breve possivel
Att
Ale Silva
11 4108-1691
Olá, Ale!
Infelizmente não liberamos nossas fotos para publicações comerciais, salvo quando for feita uma matéria sobre o blog e sirva para ilustrar a mesma. Se deseja comprar nossos textos e imagens, por favor, entre em contato! Abs!
Amei suas dicas , eu que amo receber amigos e nunca deixo passar em branco o aniversário das meninas adorei as idéias , vc está de parabéns !!!bjs
Valeu, Giselli! Obrigadão! 🙂
Nossa estou de boca aberta, cada coisa lindaaaaa, parabénssss
Silvia querida adorei seu site. Adorei o final…inventamos muita moda…..com certeza também ficamos cansadíssimas. Eu minha mãe e minhas irmãs também ficamos…..beijos
Nossa! Muito bom gosto! Amei tudo, até o cardápio…Parabéns!
Parei aqui sem querer… estava fuçando a net em busca do que fazer porque também adoro inventar moda! Amei conhecer essa página… muito obrigada. Vocês são lindas, família linda e abençoada…
Valeu, Elaine! Volte sempre!
Que boas ideias me deram para a festa de família do ano novo 2014
As dicas são perfeitas! Adorei tudinho, parabéns!
Sua festa são lindas
OLÁ SILVIA,
SEU BLOG É MARAVILHOSO E DE MUITO BOM GOSTO.
GOSTARIA DE SABER AONDE VOCÊ ENCONTROU AS CAIXINHAS PRATEADAS PARA CUPCAKES, SÃO EXATAMENTE AS QUE ESTOU PRECISANDO.
AGRADEÇO SE PUDER ME ENVIAR O ENDEREÇO PARA COMPRÁ-LAS.
OBRIGADA E UM ABRAÇO.
MÔNICA
Oi, Mônica! Comprei em Londrina, na loja Tricolândia! Abs!
Chorei, com o último parágrafo! Vcs 3 juntas e um pequeno diálogo com tanta profundidade.. vou guardar pra sempre: Minha filha a felicidade dá trabalho!,,,rs Adorei, bjss e obg por compartilhar,,
Obrigada, querida! 😉
Boa tarde.
Fiquei muito interessada na decoração que você fala da festa de ano novo, mas as imagens não estão aparecendo. Tem como você me mandar por email?
Obrigada!